A Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia realizará entre 30 de setembro e 4 de outubro seu XX Encontro Nacional, em Recife/PE. As inscrições para o evento estarão abertas a partir do dia 6 de fevereiro. A data final para submissão de trabalhos é o dia 31 de maio e a data prevista de divulgação da lista de trabalhos selecionados é 14 de junho.

A Universidade Federal de Pernambuco  Faculdade de Direito do Recife/FDR) e a Universidade Católica de Pernambuco serão as instituições anfitriãs do evento. Existem diversas instalações com auditório nestes espaços, várias salas com variados tamanhos, e uma rede de restaurantes com diferentes opções de preços nas proximidades. As duas instituições ficam no centro da cidade com acesso facilitado à rede de  transporte. Recife é uma das maiores capitais do Nordeste com voos diretos para vários destinos. Ao seu lado, está a cidade de Olinda com a sua vasta história. Ambas as cidades estão localizadas num estado que ajudou a formar o nosso país, tanto do ponto de vista cultural quanto intelectual.

Desde a  realização do primeiro Encontro Nacional da Anpof, em Diamantina/MG, em 1984, os encontros desta Associação  se consolidaram como os eventos mais importantes da área de filosofia no Brasil e, atualmente, somos um dos maiores eventos do gênero no mundo. Com a contribuição inestimável dos Programas de Pós-graduação afiliados e dos Grupos de Trabalho, os Encontros Nacionais da Anpof reúnem parte expressiva da comunidade filosófica brasileira e ainda participantes internacionais na reflexão sobre uma variedade extraordinária de temas. O XX Encontro Nacional da Anpof, que será realizado numa das capitais da cultura brasileira, deverá acentuar mais ainda essa vocação da área para o diálogo com novos eixos e temáticas.

Saem STs, entram Eixos Temáticos

Esta edição apresenta algumas novidades, em consonância com as demandas da comunidade filosófica.  Além das submissão para os GT's, existe a possibilidade de inscrever-se em eixos temáticos. Os eixos são: História da Filosofia, Mulheres na Filosofia, Filosofia e decolonialidade, Filosofia e povos originários, Ensino de Filosofia, Filosofia Africana e Afro-brasileira, História da Filosofia, e Filosofia da deficiência. Com isso, o encontro deixa de ter as Sessões Temáticas (STs). 

Os participantes podem submeter um trabalho em um Eixo Temático e outro em um Grupo de Trabalho (mas não será possível submeter mais de um em cada modalidade). Ainda será possível a apresentação de comunicação online (limitada a 300 participantes) e também de graduadas (os) e graduandas (os) nos eixos temáticos (limitada a 600 estudantes), promovendo a necessária integração entre graduação e pós-graduação. Além das apresentações das pesquisas dos mais de três mil participantes esperados, teremos ainda conferências, minicursos e mesas redondas sobre o ensino de Filosofia, História da Filosofia, Filosofia e Raça, Filosofia e Gênero, Filosofia da deficiência, Filosofia Brasileira e discussões com representantes da Capes e do CNPq.

Saiba mais acessando o site do evento