Por que filósofas e filósofos devem repudiar a PEC 45/2023 (PEC das Drogas)?

Flávio Rocha de Deus

Mestrando em Filosofia (UFBA)

26/04/2024 • Coluna ANPOF

Há inúmeras definições clássicas e contemporâneas acerca do que é o trabalho dx filósofx. Mas, em quase todos os casos, ao menos naqueles que têm valor, entende-se que xs filósofxs prezam pela estrutura (solidez) dos conceitos; pela veracidade das informações e pela validad (…)

I Olimpíada Nacional de Filosofia está com inscrições abertas até 7 de junho

25/04/2024 • Notícias ANPOF

O comitê organizador da I Olimpíada Nacional de Filosofia (Onfil), promovida pela UFSM em parceria com dezenas de instituições de ensino, pesquisa e extensão de todo o país, abre inscrições até o dia 7 de junho, através do site oficial do evento. A inscrição de e (…)

Diretoria da Anpof participa de atividades na UnB e na USP

25/04/2024 • Notícias ANPOF

O professor Dr. Érico Andrade (UFPE), presidente da Anpof, esteve na tarde desta quarta-feira (24/4) na abertura das Jornadas Fausto Castilho, na Universidade de Brasília. Na ocasião, o professor defendeu a importância de se cultivar e celebrar a memória de pensadores como Castilho, responsável pela forma&cced (…)

Roda de Conversa marca o lançamento do GT Filosofia da Deficiência da Anpof

24/04/2024 • Notícias ANPOF

No dia 30 de abril, terça-feira, às 18h30, acontece o lançamento do GT Filosofia da Deficiência (DEF) ao vivo no canal da Anpof no YouTube. Coordenado pelo professor Dr. Fábio Abreu dos Passos (UFPI), o novo grupo de trabalho traz para a Anpof importantes reflexões filosóficas acerca das existencialidades d (…)

Newton da Costa

Gustavo Caponi

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSC

23/04/2024 • Coluna ANPOF

Me acuerdo, fue en Balvanera, en una noche lejana, que alguien dejó caer el nombre de un tal Jacinto Chiclana. Jorge Luís Borges Não foi no bairro portenho de Balvanera. Foi a trezentos quilômetros daí, num bar do centro de Rosario. Foi, de todo modo, há muito tempo e já passada a meia-noite; no inve (…)

Diretoria da Anpof visita Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRN

23/04/2024 • Notícias ANPOF

A Diretoria da Anpof, na figura do presidente, professor Dr. Érico Andrade (UFPE), realizou visita ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRN no dia 22 de abril. Participaram da reunião o coordenador do PPG, professor Dax Fonseca Moraes Paes Nascimento, e parte de seu c (…)

Nota de pesar do PPGFil/UFC pelo falecimento de Manoel Messias Rodrigues Costa

22/04/2024 • Notas e Comunicados

O Curso de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC) informa com profunda tristeza o falecimento do aluno do Mestrado em Filosofia, Messias (Manoel Messias Rodrigues Costa), ocorrido sábado, 20 de abril de 2024, em Fortaleza. O velório aconteceu nesta segunda-feira, 22 de abril, no Parq (…)

Nota de pesar pelo falecimento de Daniel Clement Dennett

20/04/2024 • Notas e Comunicados

por Leonardo Ferreira Almada, em 20 de abril de 2024 (Instituto de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFU) No último dia 19 de abril de 2024, faleceu, em Portland (Maine), aos 82 anos, e por conta de complicações decorrentes da doença pulmonar intersticial, Daniel Clement Dennett III (…)

Diretoria da Anpof visita Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UCS

18/04/2024 • Notícias ANPOF

A Diretoria da Anpof, na figura do secretário-geral, professor Eduardo Vicentini (UFSM), realizou visita ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UCS no dia 16 de abril. Estiveram presentes na reunião o coordenador do PPG, professor Evaldo Kuiava, e parte de seu corpo docente, (…)

Roda de Conversa marca o lançamento do GT Raça, Gênero e Classe da Anpof

18/04/2024 • Notícias ANPOF

No dia 24 de abril, quarta-feira, às 18h30, acontece o lançamento do GT Raça, Gênero e Classe ao vivo no canal da Anpof no YouTube. Coordenado pela professora Dra. Maria Cristina Longo (UFES), o novo Grupo de Trabalho da Anpof se propõe a refletir sobre questões que interseccionam as categorias (…)